Quando Deus não é o bastante

Quantas pessoas insatisfeitas você conhece além de você? Eu responderia que a maioria das pessoas que eu conheço está insatisfeita pelo menos com o cabelo, o nariz, a cor da pele, o excesso de celulite, com o trabalho, com a ausência dele, com o carro, com o peso, com a igreja, com o marido ou a esposa,  com o lugar onde mora, com a namorada ou namorado, com o presidente do senado (Jose Sarney), com a gripe suína, com a violência, com a polícia, com o time (meu caso), com os políticos, com …

Penso sermos uma das gerações mais insatisfeita da historia da humanidade. Será que o uso de drogas lícitas (bebida alcoólica, cigarro, Domingão do Fautão, Super Pop) e ilícitas ( Maconha, cocaína, crack e êxtase) são explicadas, também, à luz desta insatisfação quase que viral? Penso que sim. Esta epidemia tende a produzir pessoas que são facilmente seduzidas pelo apelo destes anestésicos existenciais. Gente insatisfeita que nao deseja morrer formalmente, opta por fugir por caminhos como o farmacológico e outros.

O ser humano sempre teve uma grande dificuldade em lidar com o real. Sempre que há uma proposta de caminho fácil ou atalho para se chegar mais rápido aos ilusórios alvos de seu coração, em constante fuga, a tendência natural, da maioria das pessoas, e se apressar em escapar da vida como ela é. É por isto que toda proposta que nos arranca das concretas e monótonas sensações do dia a dia, são buscadas com um alto grau de prioridade.

Sexo e jogo são dois bons exemplos de geradores de sensações extraordinárias. Alguém que desembolsa vinte, cinquenta ou mesmo duzentos reais para assistir a uma partida de futebol está em busca de pelo menos duas horas de picos de sensações. Palavrões, gritos ensurdecedores, histeria coletiva, abraços suados e músicas sem conteúdo estético dão o tom desta sessão de terapia sensorial anestésica. O sexo também é fortemente usado por esta geração de insatisfeitos crônicos. Tanto o sexo no universo conjugal quanto na orgia podem possuir um conteúdo em comum. Ambos podem estar sendo feitos única e exclusivamente como meio de se escapar da realidade nua e crua da existência.

Como este texto esta sendo tecido por um escritor cristão entende-se que após apresentar o caos de qualquer coisa, eu encerre com uma solução de quatro letras, Deus. Quero desculpar-me se irei frustrar alguns leitores previsíveis por não corroborar com esta expectativa. Pelo menos, não agora. Quero dizer que há uma boa razão para não fazer isto. Deus não consegue satisfazer os anseios de grande parte das pessoas desta geração.

Qual a relação da mensagem de Jesus com os anseios de grande parte de nós. Ele não apoia os escapistas escatológicos nem os pessimistas niilistas. Ele se opõe ao otimismo infantil dos gurus de autoajuda importados e nacionais e confronta o camarada que tem medo de viver a vida tal qual ela comparece diante de nós.

Se o que as pessoas querem é se anestesiar, devem afastar-se do Deus da Bíblia. Com certeza Ele não pode satisfazê-las. Ninguém sabe melhor sobre Glória e maldade do que Jesus. Todas as nossas experiências existenciais de sucesso e tristeza são ínfimas perto do verbo encarnado. Se o que esta geração ama e deseja e fugir das demandas do seu tempo ou descer do trem da história por achar que a viagem está desconfortável demais, o Deus da santa palavra não ira ser atraente pra ela. Isto porque ele não nos trouxe aqui para fazermos turismo na vida, mas para vivermos como peregrinos em chão sagrado.

A insatisfação é primariamente um problema da alma em estado de orfandade. Ainda que a ausência de afetos familiares e os cenários possam contribuir para isto, é a ausência de encontro do ser com o grande Eu Sou que mantém a viva e sedenta . Não há como um homem ser satisfeito por coisas ou pessoas. Nada, em absoluto, pode tocar-lhe a alma e acariciá-la.

O Deus que se revelou plenamente em Cristo não entrou na história para paparicar uma humanidade cheia de frescura e birrenta. Ele veio salvar-nos deste deplorável vírus da insatisfação. Ele veio ressuscitar o espírito que morreu no Edem. Ele veio dar visibilidade para visões embassadas que não conseguem enxergar na poesia da criação toda sua generosidade. Ele veio ensinar-nos o credo do Pai nosso para recitarmos com o coração. Ele veio dizer-nos que a morte agora só tem poder de gerar saudades nos que ficam e nada mais.

Deus não é o bastante para pessoas insatisfeitas, mas Deus é o único que pode salvá-las desta insatisfação crônica e erosiva. Que o meu Pai seja nosso Pai. E que o seu coração encontre satisfação Nele.

4 pensamentos sobre “Quando Deus não é o bastante

  1. Imagina alguem ansioso, pecador, fraco e que foge dos princípios de Deus.

    Meu querido pastor, minha felicidade nao tem preço, e nem tamanho. Quando eu paro, penso, e me vejo onde estou, só mesmo a misericórdia do nosso Senhor e sua Graça para me consolar.

    Eu era tudo aquilo que descrevi acima… mas a grande decisão, talvez nao tenha sido tomada por mim, eu nao teria forças, mas sei que fui impulsionado pelo Espírito Santo a passar o reveillon mais simples e importante da minha vida.

    Ter vindo pra IPB nao foi minha escolha, e tanto eu quanto o “Senhor” sabemos disso..

    Espero que este blog venha ser referência na vida da nossa comunidade, e daqueles que entrarem para lê-lo.

    Eu peço do fundo do meu coração ao meu Jesus, que me permita continuar sendo sua ovelha.. e que meus caminhos sejam revelados.

    Abraços

    Ric

  2. Querido Pastor Glalter,

    Quando o Pai, utiliza você para trazer a Palavra, ela chaga límpida, nítida e sem deformações. Chaga transbordante da Verdade e sem interpretações humanas. Isto é de um valor inestimável.
    Quando escuto ou leio sua mensagem, é como degustar uma rara das especiarias.
    Seja sempre este importante instrumento.

    Abraço.

    Leonel Albuquerque

  3. Quando pensamos que somente Deus é capaz de salvar de nossas insatisfaçoes e seguimos insatisfeitos com tantas coisas, é preciso pensar se nao estamos como o filho mais velho da parabola do filho Prodigo. Eu preciso repensar muitas coisas.

    Obrigada por compartilhar conosco de teus conhecimentos, tuas ideias.

  4. Gostaria de mencionar o texto de Mt.11:16 em diante
    quando Jesus pergunta a que compararei essa geracao?
    Estive pregando sobre esse texto e o tema foi a geracao da insatisfacao, nos versos seguintes mostra:
    Os jovens tocavam na praca musica de festa e nao havia danca, tocamos musica funebre e ninguem chorava.
    Joao prega e nao come, tem demonio. Jesus come demais.

    Precisamos encontrar o ponto de equilibrio dentro de nos mesmo e a gratidao é uma virtude de quem conhece a Deus e sabe viver os planos dele.

    Abracos.

    Mis. Andre de Souza
    (Bs As – Tigre – Argentina)

Deixe um comentário