Aconselhamento Bíblico Noutético. O que é e quem pode exercê-lo?

O vocábulo grego nouthétesis de onde temos o termo transliterado  Noutético, que em português equivale a admoestar, exortar e ensinar é rico de significação e não possui equivalente exato em português. O comentarista A. T. Robertson traduz a palavra grega que aparece em Colossenses  1.28 pela designação “por sentido em”. Significando assim que a palavra Noutético tanto revela um poder teórico quanto prático. Não seria apenas algo que eu fico sabendo da parte de Deus, mas algo que tem o poder de renovar minha mente e, consequentemente, alinhar a minha vontade a dele.

O conselheiro, verdadeiramente bíblico, preocupa-se em colocar Cristo no centro do seu aconselhamento. Sua interpretação das questões que lhe são trazidas é mediada pela Bíblia. Esta linha de aconselhamento não apenas salpica de versículos os conselhos dados as pessoas, mas interpreta, identifica os ídolos do coração e de forma diretiva apresenta a graça e a vontade de Deus reveladas nas sagradas Escrituras.

Para o conselheiro Noutético a Bíblia apresenta três fontes originadoras de problemas pessoais na vida diária: a atividade dos demônios (sobretudo a possessão), o pecado pessoal e as enfermidades físicas. Essas fontes estão inter-relacionadas entre si (Adams E. Jay, Manual do Conselheiro Cristão, pg.; editora Fiel). Nenhuma elas é desprezada e todas são tratadas a luz da revelação de Deus.

Ainda que todos sejam chamados para aconselhar e que a Bíblia deixe isto claro, “Habite ricamente em vocês a palavra de Cristo; ensinem e aconselhem-se uns aos outros com toda a sabedoria, e cantem salmos, hinos e cânticos espirituais com gratidão a Deus em seus corações” (Colossenses 3.16), ela também deixa claro as características de quem se envolve com este ministério.

O conselheiro deve ser alguém habitado pela palavra de Cristo. Isto significa que ele é crente no Senhor Jesus e cheio de compromisso com a revelação de Deus. Revelação esta que ensina principalmente o que o homem deve crer em relação a Deus, e o que Deus requer do homem.

Ainda que todo povo de Deus possa participar desta obra de aconselhamento Noutético, ela é especialmente de responsabilidade do pastor ou ministro da Palavra. Isto significa que ainda que todos os crentes possam exercer este ministério ou não, o pastor não tem esta possibilidade de não exercê-lo. Mesmo aqueles que não o exercem tanto de forma particular como outros, eles devem exercê-lo nas pregações públicas da Palavra.

Que Deus possa usar sua vida para fortalecer os salvos e anunciar salvação aos perdidos. Deus te guarde e te use para louvor de sua glória.



Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s